DEP
Diferença Esperada na Progênie (DEP): Prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor. É expressa na unidade da característica, com sinal positivo ou negativo.
MGTe
Mérito Genético Total Econômico - O Índice Bioeconômico, batizado de MGTe, foi desenvolvido utilizando as informações de indicadores econômicos e produtivos para compor as estimativas de custos, receitas e lucros de uma propriedade de pecuária de corte comercial de ciclo completo (cria, recria e engorda), localizada no Brasil Central e, desta forma, avaliar a importância econômica de cada uma das características através de seus valores econômicos. Estes valores são definidos como a variação do lucro da propriedade, como consequência da variação de uma característica em uma unidade.
DIPP
Idade ao Primeiro Parto (IPP): indica precocidade sexual, influencia a produtividade e a eficiência reprodutiva do rebanho. DEPs negativas significam meses a menos para o primeiro parto e são indicados para uso.
D3P
Probabilidade de Parto Precoce (3P): característica indicadora de precocidade sexual. A D3P expressa à probabilidade de um reprodutor produzir filhas, que desafiadas precocemente, foram diagnosticadas prenhes, mantiveram esta gestação e pariram um bezerro vivo (até 30 meses de idade). Por exemplo, um touro com valor da DEP de 70%, têm 30% de chances a mais que suas filhas emprenhem precocemente, mantenham a gestação e venham a parir um bezerro vivo, que um touro com DEP igual a 40%. Touros com maiores DEPs são indicados para uso.
MP120
Habilidade Maternal para peso aos 120 dias (MP120): avalia o ganho de peso das progênies, devido à habilidade maternal (produção de leite) apresentado pela fêmea. Animais com DEPs elevadas são indicados para uso.
MP210
Habilidade Maternal para peso aos 210 dias (MP210): avalia o ganho de peso das progênies, devido à habilidade maternal (produção de leite) apresentado pela fêmea. Animais com DEPs elevadas são indicados para uso.
MTP120
Habilidade Maternal Total para peso aos 120 dias (MTP120): Calculada como a metade da DEP de crescimento direto somada ao valor da DEP maternal, expressa a habilidade de crescimento dos filhos e a produção de leite das filhas de um reprodutor. Animais com DEPs elevadas são indicados para uso.
MTP210
Habilidade Maternal Total para peso aos 210 dias (MTP210): Calculada como a metade da DEP de crescimento direto somada ao valor da DEP maternal, expressa a habilidade de crescimento dos filhos e a produção de leite das filhas de um reprodutor. Animais com DEPs elevadas são indicados para uso.
DSTAY
Probabilidade de Permanência no Rebanho (Stayability- STAY): expressa a capacidade da fêmea permanecer até os 76 meses de idade no rebanho, parindo pelo menos três vezes. Por exemplo, um touro com valor da DEP de 70%, têm 30% de chances a mais que suas filhas permaneçam no rebanho, que um touro com DEP igual a 40%. Touros com DEPs altas são preferidos.
DPAC
Produtividade Acumulada (PAC): Indica a produtividade da vaca, em kg de bezerros desmamados por vaca por ano. Ela reflete a capacidade da fêmea iniciar sua produção de bezerros a uma menor idade, a sua permanência no rebanho, bem como sua capacidade em desmamar bezerros pesados. A seleção da PAC é importante, pois ela apresenta associação genética favorável com característica como precocidade sexual e fertilidade. Touros com DEPs mais elevadas são os mais indicados.
DPG
Período de Gestação (PG): Bezerros nascidos de gestações mais curtas tem menor peso ao nascer, diminuindo a chance da ocorrência de partos distócicos, além disso, quanto menor for o período de gestação maior o período para a matriz se recuperar e produzir uma cria por ano. DEPs negativas significam dias a menos na gestação e são indicados para uso.
DPN
Peso ao Nascer (PN): está relacionado com período de gestação e facilidade de parto. Bezerros mais leves tem maior facilidade na hora do nascimento, evitando partos distócicos. Recomenda-se uso de touros com DPN mais próximos de zero, principalmente para fêmeas jovens.
DP120
Peso aos 120 dias (P120): expressa o potencial de ganho de peso no período pré-desmama. Recomenda-se o uso de touros com DEPs elevadas.
DP210
Peso aos 210 dias (P210): expressa o potencial de ganho de peso no período pré-desmama. Recomenda-se o uso de touros com DEPs elevadas.
DP365
Peso aos 365 dias (P365): expressa o potencial de ganho de peso no período pós-desmama. Recomenda-se o uso de touros com DEPs elevadas.
DP450
Peso aos 450 dias (P450): expressa o potencial de ganho de peso no período pós-desmama. Recomenda-se o uso de touros com DEPs elevadas.
DPAV
Peso Adulto (PA): definido como primeiro peso obtido dos 04 aos 12 anos de idade, está relacionado com os custos de manutenção e com a velocidade de crescimento do animal. Para esta característica são desejáveis touros com DEPs próximas à média da população.
DPE365
Perímetro Escrotal aos 365 dias (PE365): possui associação genética favorável da característica com precocidade sexual e fertilidade. Expressa em centímetros, é recomendado o uso de touros com DEPs mais elevadas.
DPE450
Perímetro Escrotal aos 450 dias (PE450): possui associação genética favorável da característica com precocidade sexual e fertilidade. Expressa em centímetros, é recomendado o uso de touros com DEPs mais elevadas.
DAOL
Área de Olho de Lombo (AOL): está relacionada com rendimento de carcaça, principalmente em cortes nobres. Obtida pela medida com ultrassonografia no animal vivo, o valor da DAOL é expressa em centímetros quadrados (cm2). Touros com DEPs altas são preferidos.
DACAB
Acabamento de Carcaça (ACAB): está relacionada com a precocidade no acabamento de carcaça e precocidade sexual. A DACAB resulta da análise conjunta das características EGP8 (espessura de gordura na garupa) e da EG (espessura de gordura entre 12° e 13° costelas), e é expressa em milímetros (mm). Touros com DEPs altas são preferidos.
DMAR
Marmoreio (MAR): a coleta é realizada entre a 11° a 13° costela, em animais vivos, e está relacionada à quantidade de gordura intramuscular presente no animal. O Marmoreio é responsável pela suculência e sabor da carne. É expressa em porcentagem, onde touros com DEPs altas são preferidos.
DPCQ
Peso da Carcaça Quente (PCQ): Característica relacionada ao peso do animal recém-abatido, esfolado, eviscerado, e pesado antes da ducha. É expressa em kg, onde touros com DEPs médias ou altas são preferidos.
DPPC
Peso da Porção Comestível (PPC): Característica relacionada ao peso dos cortes cárneos desossados e aparados do excesso de gordura. É expressa em kg, onde touros com DEPs médias ou altas são preferidos.
DED
Estrutura Corporal ao Desmame (ED): é o tamanho do animal. Avalia-se a altura e o comprimento do animal (frame size). As progênies de touros com DEPs elevadas terão uma maior estrutura corporal.
DPD
Precocidade ao Desmame (PD): indica a relação entre profundidade de costelas e altura dos membros. O animal com biotipo precoce exige menor tempo de engorda e consequentemente menor custo de produção. São indicados touros com DEPs mais elevadas.
DMD
Musculosidade ao Desmame (MD): é a distribuição muscular do animal, volume e comprimento dos músculos. Touros com DEPs mais elevadas são indicados, visando à produção de progênies com maior rendimento de carcaça.
DES
Estrutura Corporal ao Sobreano (ES): é o tamanho do animal. Avalia-se a altura e o comprimento do animal (frame size). As progênies de touros com DEPs elevadas terão uma maior estrutura corporal.
DPS
Precocidade ao Sobreano (PS): indica a relação entre profundidade de costelas e altura dos membros. O animal com biotipo precoce exige menor tempo de engorda e consequentemente menor custo de produção. São indicados touros com DEPs mais elevadas.
DMS
Musculosidade ao Sobreano (MS): é a distribuição muscular do animal, volume e comprimento dos músculos. Touros com DEPs mais elevadas são indicados, visando à produção de progênies com maior rendimento de carcaça.
DALT
Altura (ALT)